SESP promove seminário sobre direito e desafios das mulheres no enfrentamento às drogas 29/06/2024 - 17:00

O 2º Seminário do Direito das Mulheres e das Políticas Públicas de Drogas aconteceu na quinta-feira (27) no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SESP) durante todo o dia. Promovido pelo Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas (NEPSD), aconteceram palestras que abordaram temas como os desafios enfrentados pelas mulheres em relação ao consumo de drogas, políticas públicas da área e implicações de gênero.

O evento, que faz parte do Junho Paraná Sem Drogas, campanha que traz diversas ações de prevenção e esclarecimento acerca do tema, relaciona fatores sociais, econômicos e culturais, acesso à prevenção, tratamento e acolhimento das mulheres. Assim como destaca a implementação de políticas públicas  que levem em consideração as necessidades específicas para o gênero, especialmente nos segmentos mais vulnerabilizados.

“A política sobre drogas para mulheres, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade, é um fenômeno complexo. Por isso, a importância da realização de seminários sobre essa temática para debatermos como o uso e as políticas de drogas afetam de maneira diferente homens e mulheres”, afirma  o coordenador do NEPSD, Renato Figueroa. Ainda, pontua que as mulheres podem enfrentar desafios específicos, incluindo estigmatização adicional, discriminação e barreiras no acesso a serviços de saúde.

A presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, Ivanete Paulino Xavier, ressalta a importância da abertura de espaços para tais discussões. “Precisamos, enquanto sociedade, compreender e abordar essa questão de forma inclusiva e empática para que possamos contribuir efetivamente para a mudança dessa realidade”.

A união de esforços dos órgãos envolvidos é imprescindível para o combate de um problema de tamanha complexidade, segundo a representante da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neves. “Estamos aqui reunidos para buscar soluções, inovadoras, criativas e multidimensionais, porque o problema do uso de drogas é complexo”, pontuou. Ressaltou, ainda, o compromisso institucional dos órgãos envolvidos e da SESP na força tarefa pelo estado no combate às drogas.

Para encerrar a campanha, no domingo (30), será promovida, pelo NEPSD, uma ação de prevenção em conjunto com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e com a Secretaria da Educação, no Parque Barigui das 14 às 17 horas.

JUNHO PARANÁ SEM DROGAS - A campanha dedica o mês de junho ao desenvolvimento de ações voltadas para o esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas. Coordenada pelo Núcleo de Política Sobre Drogas da Sesp, a iniciativa tem amparo na Lei nº. 19.121/2017.

FONTE: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA