Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo, é comemorado no dia 29 de Agosto, e foi instituído pela Lei nº. 7.488, de 11 de Junho de 1986 , inaugurando a normatização voltada ao controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. O dia alusivo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para "relaxar".

A dependência da nicotina é muito complexa, e seu tratamento requer um autoconhecimento das razões que fazem cada pessoa fumar, orientações sobre como parar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro.

Atualmente existem 840 estabelecimentos cadastrados no CNES e habilitados para realizar o Programa Estadual de Controle do Tabagismo - PECT para o cuidado da população paranaense.

 

SE VOCÊ DESEJA PARAR DE FUMAR, CLIQUE AQUI E ENCONTRE O ESTABELECIMENTO MAIS PRÓXIMO!

 

Conheça o PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Baixe o TESTE DE FAGERSTRÖME e avalia o seu grau de dependência à nicotina.

 

  • Dia Nacional de Combate ao Fumo