Resultado final da 8ª Edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas 06/12/2024 - 09:06
A obra “Recomeçar é fácil quando estamos juntos” do Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo foi a vencedora da 8° edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas, promovido pelo Centro Estadual de Políticas Contra às Drogas (CEPSD). O resultado foi definido na tarde desta quinta-feira (5), na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), no Batel.
O concurso é realizado anualmente com o objetivo de conscientizar os jovens sobre prevenção ao consumo e malefícios das drogas. Para poder participar, estudantes matriculados no ensino médio de instituições públicas precisaram criar um vídeo com duração de 50 a 60 segundos, de acordo com as orientações do edital.
“Fomentar a participação dos jovens em iniciativas como essa é investir em uma geração mais preparada para enfrentar desafios, consciente dos seus direitos e responsabilidades, e engajada na construção de um futuro mais saudável para todos", afirmou o coordenador do CEPSD, delegado Renato Figueroa.
Em segundo lugar ficou o vídeo “Transformando vidas: a luta contra as drogas”, produzido por alunos do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu e, completando o pódio, a obra “Construção de uma salvação”, do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann. Ao todo foram 33 vídeos analisados na categoria Instituição de Ensino Pública, divididos por 21 escolas e 15 municípios. A listagem completa das colocações é disponibilizada apenas por e-mail.
Todas as equipes vencedoras receberam um certificado e a premiação para o primeiro lugar é ter o vídeo exibido em todas as salas de cinema do Paraná durante a campanha “Junho Paraná Sem Drogas” do ano posterior ao da edição do concurso.
“É um concurso muito importante, pois promove o protagonismo dos jovens estudantes do Ensino Médio matriculados nas Instituições Educacionais da Rede Estadual de Ensino. A criação dos vídeos apresentados nesta edição foram de maior relevância, pois mostraram ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas. Parabéns aos organizadores e aos alunos que participaram deste concurso”, afirmou representante da Secretaria de Estado da Educação, Walquiria Onete Gomes
BANCA AVALIADORA - Além das autoridades citadas acima, a banca avaliadora foi composta pelo conselheiro representante da OAB/PR no Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (CONESD), Luiz Carlos Hauer; pelo coordenador estadual da juventude da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Silberto Cardoso; pela chefe de gabinete do deputado estadual Gilson de Souza (criador da lei do concurso) Raquel Cavalheiro e pela vereadora eleita que representou a Câmara Municipal de Curitiba, Rafaela Lupion.
Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública - SESP.