Paraná Intensifica Combate ao Uso Indevido de Drogas com Campanha "Junho Paraná Sem Drogas" 05/06/2024 - 16:59
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) realizou nesta segunda-feira (03) a abertura institucional da campanha "Junho Paraná Sem Drogas", instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017. O evento de lançamento ocorreu na sede da secretaria e contou com a presença de autoridades, profissionais de segurança pública e especialistas no combate às drogas.
A campanha tem como principal objetivo congregar, planejar e programar a política pública estadual sobre drogas, com um forte enfoque na prevenção. As ações visam minimizar os efeitos negativos decorrentes da utilização de drogas lícitas e ilícitas, através de uma abordagem integrada e colaborativa entre diversas secretarias do estado.
"Nosso objetivo com a campanha 'Junho Paraná Sem Drogas' é aumentar a conscientização e a capacidade de resposta às drogas. É essencial que nossos profissionais estejam bem informados sobre os canabinoides sintéticos, cujos efeitos são imprevisíveis e potencialmente perigosos. Ao capacitar nossos agentes e envolver a comunidade, estamos fortalecendo de maneira significativa nossa luta contra o uso e o tráfico dessas substâncias perigosas", destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
As ações são coordenadas pelo Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD da SESP e demais secretarias de Estado atuando em conjunto para realização de eventos no decorrer de todo o mês de junho.
“Os profissionais da segurança pública, com seu conhecimento e experiência, podem desempenhar um papel fundamental na identificação, prevenção e combate ao uso e tráfico de substâncias, colaborando assim para a promoção da segurança e bem-estar da comunidade”, explicou o coordenador do NEPSD, Renato Figueiroa.
EVENTO INSTITUCIONAL - O evento de abertura iniciou às 14 horas com uma breve apresentação institucional, seguida por uma série de palestras informativas. Isabella Ferreira Melo, perita criminal da Seção de Química Forense da Polícia Científica do Paraná, ministrou a primeira palestra, abordando o conceito e a classificação das novas substâncias psicoativas (NSPs). O policial penal João Paulo Schlemper, conduziu a segunda palestra, discutindo a identificação das principais drogas K no estado, seus efeitos toxicológicos e os procedimentos de solicitação pericial e acondicionamento de amostras.