Palestras de Prevenção ao Uso de Drogas Impactam Alunos em Unidades Prisionais do Paraná 03/09/2024 - 09:32

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD), representado pelo palestrante José Augusto Soavinski, recentemente levou uma série de palestras de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas a diversas unidades do sistema prisional do estado do Paraná. As atividades, realizadas a convite do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Dr. Mário Faraco, foram parte da semana cultural promovida pela instituição.

O Professor Donizete Gonçalves da Cruz, diretor do CEEBJA, destacou o impacto positivo das palestras de Soavinski, agradecendo pelo trabalho realizado. "A condução das palestras, com profissionalismo, profundo conhecimento dos assuntos abordados, empatia e eivada de humanidade, com certeza, produziu e continuará produzindo valiosas reflexões em nossos estudantes, instrumentalizando-os em novas posturas na direção de uma liberdade efetiva," afirmou o diretor.

Conhecido por sua habilidade em cativar o público, Soavinski promoveu uma discussão profunda sobre as consequências do uso de drogas, gerando um ambiente de reflexão entre os alunos, ajudando-os a analisar a vida e os efeitos de seus atos.

Sandra Pereira Paranhos, pedagoga da Casa de Custódia de Curitiba, destacou a relevância da palestra. "O palestrante fez reflexões acerca dos riscos que o cigarro eletrônico traz para a saúde e também trouxe reflexões sobre os últimos debates sobre as drogas. Foi colocado sobre o panorama contemporâneo do uso e abuso de drogas, que se materializa como um grave problema de saúde pública," afirmou Paranhos.

Além da Casa de Custódia de Curitiba, as palestras também foram realizadas na Casa de Custódia de Piraquara, Penitenciária Feminina de Piraquara e nas Unidades de Progressão, PEP I e PEP II. O coordenador do NEPSD ressaltou a importância dessas ações: "Nossas palestras visam não apenas informar, mas também provocar uma reflexão profunda e mudanças de comportamento que podem contribuir para a reabilitação e reintegração social dos internos. É fundamental que continuemos a expandir esses esforços para alcançar cada vez mais pessoas."

As palestras do NEPSD são realizadas em uma ampla variedade de instituições, incluindo escolas públicas e privadas, repartições públicas e unidades penais. Para 2024, restam poucas vagas disponíveis, e as instituições interessadas em agendar uma palestra devem entrar em contato o mais breve possível via formulário disponível aqui.

A continuidade dessas atividades é essencial para promover a conscientização e reflexão sobre o uso de drogas, contribuindo significativamente para um processo de reabilitação mais informado e saudável.