Novos integrantes do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas tomam posse 20/02/2025 - 11:26

Os conselheiros do novo biênio 2025/2026 do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (CONESD) foram empossados na manhã desta quarta-feira (12), na sede da Secretaria da Segurança Pública, no bairro Batel, em Curitiba. O Secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, tomou posse da presidência e o coordenador do Centro Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPSD), delegado Renato Bastos Figueiroa, da vice-presidência.

“No Paraná, nós combatemos de forma incisiva o crime organizado, em especial o tráfico de drogas. Ser um dos estados com a maior apreensão de drogas não influencia somente na quantidade de entorpecentes retirados das ruas, mas também ajuda a diminuir os índices de homicídio e furtos e roubos. Pode ter certeza que o que vocês fazem aqui no Conesd reflete diretamente na segurança pública”, afirmou o Secretário.

Durante a primeira reunião do Conesd foram apresentados os novos conselheiros, e alinhadas possíveis ações para os próximos dois anos. Também foram entregues certificados a todos os conselheiros que prestaram serviços e participaram do Conselho no antigo biênio 2023/2024, em especial a antiga presidente, Juliana Maria Fonseca Silva.

“A participação da sociedade civil e dos entes governamentais é fundamental para a construção de políticas sobre drogas eficazes e alinhadas às reais necessidades da população. O diálogo e a cooperação fortalecem a legitimidade das ações, ampliam o impacto das estratégias preventivas e garantem a correta aplicação dos recursos. Somente com esse trabalho conjunto podemos enfrentar os desafios dessa temática com responsabilidade e eficiência”, destacou o recém-empossado vice-presidente do Conesd, Renato Bastos Figueiroa.

CONESD - O Conesd é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (Sesp), normatizado pela Lei Federal nº 11.343/2006, que tem como finalidade propor, discutir e aprovar a Política Estadual Sobre Drogas, assim como exercer orientação normativa e consultiva sobre as atividades de redução da demanda de drogas desenvolvidas no território paranaense.

O conselho conta com representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública; Desenvolvimento Social e Família; Justiça e Cidadania; Educação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Saúde, além do Centro Estadual de Política Sobre Drogas, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, além de outras instituições representativas.

 

Fonte - Secretaria de Estado da Segurança Pública

Últimas Notícias