Juventude em Ação: Encerramento do Projeto "É Sobre Isso!" no Colégio Pilar Maturana 02/10/2024 - 14:46

Na manhã da última segunda-feira (30), o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD) e a Coordenação Estadual da Juventude celebraram o encerramento do projeto "É Sobre Isso!" no Colégio Estadual Pilar Maturana, localizado no Bairro Alto, em Curitiba/PR. Este projeto visa conscientizar e prevenir o uso de drogas entre jovens, alinhando-se ao Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (2023-2026) e promovendo a participação ativa da juventude na comunidade.

Objetivos do Projeto – Criado pela Coordenação Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), em parceria com o NEPSD da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o projeto já alcançou mais de 30 instituições de ensino público nas regionais de Curitiba, como Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Portão. A iniciativa empodera estudantes do ensino médio com informações valiosas para resistir à pressão social relacionada ao uso de drogas.

Resultados e Impactos - Para o delegado de polícia e coordenador do NEPSD, Renato Figueiroa, “o diferencial do projeto 'É Sobre Isso!' é seu caráter interativo. Os jovens desenvolveram projetos de pesquisa sobre o tema, compartilhando os resultados com a comunidade escolar e promovendo uma cultura de prevenção e apoio mútuo”.

Durante o evento de encerramento, os alunos participaram de uma palestra interativa conduzida por servidores da Coordenação Estadual de Direitos da Juventude e do NEPSD. Os temas abordados incluíram riscos à saúde, efeitos das drogas no cérebro, estatísticas relevantes e histórias de casos reais. A palestra foi seguida por uma roda de conversa inclusiva, onde os estudantes puderam compartilhar suas impressões e esclarecer dúvidas em um ambiente seguro.

Cristina Costa, diretora do C.E. Pilar Maturana, destacou a importância do projeto: "É um assunto de extrema relevância, que faz parte da adolescência e da juventude, sendo um momento de reflexão, prevenção e combate ao uso de drogas".

Próximos Passos – O assessor da coordenadoria estadual da juventude, Marcos Sudal, expressou otimismo sobre o futuro: “Os jovens vêm entendendo a mensagem, o que é importante para que se tornem multiplicadores desse trabalho”. Para o ano letivo de 2025, novas gestões estão em andamento, com metas para expandir o projeto para além de Curitiba.

No encerramento, a equipe do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Estado do Paraná fez uma apresentação sobre o trabalho realizado com os cães policiais que participam de operações, cumprimento de mandados de busca e apreensão e abordagem a veículos em rodovias.

Conclusão – Com o objetivo de preparar os jovens para um futuro saudável e consciente, o projeto "É Sobre Isso!" se consolida como uma ferramenta vital na prevenção ao uso de drogas, contribuindo para a formação de uma geração mais informada e empoderada. Através do conhecimento e da troca de experiências, os jovens estão mais preparados para enfrentar os desafios da adolescência e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.