Junho Paraná Sem Drogas: conscientização ampliada e debates cruciais. 24/06/2024 - 14:12

Na terceira semana das atividades do "Junho Paraná Sem Drogas", o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD liderou dois eventos marcantes focados na conscientização do uso abusivo de substâncias e desafios contemporâneos.

Exposição de projetos – Na quarta-feira (19), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o NEPSD organizou a primeira exposição de projetos dos conselhos da comunidade. Este evento destacou propostas inovadoras e estratégias para lidar com o uso de drogas no sistema de execução penal, sublinhando o compromisso com a reabilitação e prevenção. Além de promover o debate sobre políticas públicas eficazes, a exposição fortaleceu a colaboração entre diferentes setores da sociedade.

Webinário: Dependência Tecnológica com Dr. Cristiano Nabuco – Na quinta-feira (20/06), o NEPSD abordou um desafio emergente com um webinário dedicado à dependência tecnológica, conduzido pelo renomado Dr. Cristiano Nabuco. O evento serviu como plataforma crucial para discutir os impactos do uso descontrolado da tecnologia e promover práticas saudáveis de consumo digital. A participação do Dr. Cristiano Nabuco enriqueceu o debate, oferecendo percepções especializadas e estratégias para mitigar os riscos associados à dependência tecnológica na era digital.

Para o coordenador do NEPSD, Renato Figueiroa, “O Junho Paraná Sem Drogas destaca-se como um movimento proativo na abordagem das questões relacionadas ao abuso de substâncias e aos desafios comportamentais contemporâneos. As iniciativas do NEPSD não apenas fortalecem o engajamento comunitário e a conscientização pública, mas também reafirmam o compromisso contínuo com o bem-estar e a segurança dos cidadãos paranaenses”.

Ainda, na sexta-feira (21), o coordenador do NEPSD participou de um podcast do “Canal do Professor” realizado pela Secretaria de Estado da Educação, com a tematica “Prevenção do Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas”. Como tema central, Figueiroa explicou o Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas, que tem como objetivo, desafiar os estudantes da rede de ensino público e privado, matriculados no ensino médio, a produzir materiais audiovisuais de até um minuto sobre a prevenção do uso de drogas.

A semana encerrou-se com o “Dia da Cidadania”, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, no sábado (22) na Praça Santos Andrade. A ocasião reuniu várias comissões da seccional que se organizaram para oferecer orientação jurídica gratuita à população. A proposta foi de levar informações sobre direitos em diversas áreas: família, previdência, trabalho, consumo, idoso, pessoas com deficiência, criança e adolescente, igualdade racial, igualdade de gênero, entre outras. O NEPSD participou com informações de onde buscar ajuda e atendimento a familiares de dependentes químicos.

Próximas ações – Não perca as atividades planejadas para a última semana de junho, em destaque o webinário: Uso Indiscriminado de Medicamentos, transmitido pela Escola de Gestão do Paraná no dia 25/06 às 10 horas, bem como, o "2º Seminário do Direitos das Mulheres e das Políticas Públicas de Drogas” no dia 27 de junho, com início às 09 horas na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública.